Dentes

dente - Sorriso

Dentes é uma estrutura localizada na boca que é dura, saliente e esbranquiçada composta por polpa, dentina e esmalte que é originada no maxilar e na mandíbula (ou arcada dentária no ser humano) de muitos vertebrados. É usado para cortar, prender e triturar alimentos, preparando-os para serem deglutidos.

Alternativamente, os dentes são utilizados por muitos animais como instrumentos de autodefesa ou de ataque.

Nomenclatura: Cada dente tem uma função ou tarefa específica.

  • Incisivos são dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos;
  • Caninos: dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.
  • Pré-molares: com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
  • Molares: Para triturar os alimentos, estes dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida.

Cuidados: Os dentes devem ser escovados após qualquer refeição, ao acordar e antes de dormir. O uso regular de fio dental também é necessário uma vez que a escova não alcança as ameias interdentais. Usado criteriosamente uma vez ao dia é o suficiente para a maioria das pessoas. O horário mais recomendado é antes de dormir, mas pode ser usado no horário que se achar mais adequado.

Principais Doenças: Tártaro; Cárie; Fluorose; Pulpite

  • Tártaro: O tártaro dentário é uma formação esbranquiçada que normalmente aparece junto às gengivas e sobre os dentes, composta basicamente de fosfato de cálcio proveniente da saliva, micro partículas de alimentos e bactérias. O acúmulo de tártaro causa inflamação na gengiva local, provoca sangramento e quando não eliminado a tempo pode levar à gengivite, perda óssea, queda dos dentes e mau hálito.
  • Cárie: Uma cárie dentária é a desagregação de um dente causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. As cavidades podem apresentar diversas cores, desde amarelas a pretas. Os sintomas mais comuns são dor e dificuldade em mastigar.As complicações incluem inflamação dos tecidos à volta do dente, perda do dente e infeção ou formação de um abcesso dentário (infecção que penetra na gengiva e no dente e vai destruindo a arcada dentária).
  • Fluorose: são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da industria de flúor.
  • Pulpite: é a inflamação da polpa dentária, um tecido conjuntivo especializado localizado no interior do órgão dentário e revestido de tecidos mineralizados (dentina e cemento).

 

Produtos Relacionados:

Puro Gel Aloe 210Ml Livealoe

Puro Gel de Aloe 210Ml, Livealoe

Curso Suplementação Inteligente - Dr Marco Menelau

Suplementação Inteligente Com Dr Marco Menelau

Curso - Fitoterapia e Plantas Medicinais

Curso – Fitoterapia e Plantas Medicinais

Compartilhe esse Artigo

Você pode gostar...

Deixe um comentário