Distonia Neurovegetativa: Sintomas, Causas e Tratamento

Distonia Neurovegetativa ou Disturbio neurovegetativo

Distonia Neurovegetativa (Disautonomia) ou distúrbio neurovegetativo, é um transtorno psicológico no qual o paciente atribui seus sintomas a um mau funcionamento de um sistema ou de órgão inervado e controlado pelo sistema neurovegetativo (autônomo) porém exames exaustivos não indicam nenhum problema significativo nesse sistema. Inclui os sistemas cardiovascular, gastrointestinal, respiratório e urogenital. É classificado como um tipo de somatização ou transtorno de conversão, ou seja, quando o emocional é a principal causa dos sintomas físicos.

Trata-se de desequilíbrio do sistema nervoso autônomo, ou neurovegetativo, ou involuntário, responsável pelas funções que não controlamos por vontade própria, como os batimentos cardíacos, a digestão etc. O sistema neurovegetativo é duplo, sendo composto pelo sistema simpático e parassimpático.

Eles possuem ações antagônicas e complementares entre si. Quando eles estão em desequilíbrio surgem problemas de vários tipos, principalmente sensações subjetivas, algumas de difícil descrição. Os sintomas assemelham-se com o estresse, como: ansiedade, medo infundado, insatisfação com a vida, angústia, depressão, insônia, incerteza quanto ao futuro, tonteiras, memória deficiente e outros.

CAUSAS DA DISTONIA NEUROVEGETATIVA (DISAUTONOMIA)

A distonia neurovegetativa pode ocorrer por diversas causas, como congênita, genética, idiopática; adquiridas de outros problemas como o AVC.

SINTOMAS DA DISTONIA NEUROVEGETATIVA (DISAUTONOMIA)

As queixas podem ser a respeito de um funcionamento excessivo de um dos sistemas autônomos, como por exemplo palpitações, transpiração, ondas de calor ou ondas de frio, tremores, urina excessiva ou algo similar. Pode ser causado por medo e perturbação com a possibilidade de uma doença física que caso demore muito para ir ao pronto socorro poderá ter um ataque cardíaco.

O QUE PODE SER FEITO

Estabelecer hábitos e ritmo de vida mais naturais, uma dieta regular, nutritiva e natural, evitando os excessos principalmente de álcool, café, frituras e outros hábitos perniciosos, como o de fumar etc. Evitar o excesso de trabalho intelectual - o uso continuado da mente, as preocupações desnecessárias com coisas pouco importantes...

O lazer, o bom sono e o descanso são fundamentais para o equilíbrio do sistema nervoso.

Produtos Relacionados:

Puro Gel Aloe 210Ml Livealoe

Puro Gel de Aloe 210Ml, Livealoe

Curso Suplementação Inteligente - Dr Marco Menelau

Suplementação Inteligente Com Dr Marco Menelau

Curso Receitas Emagrecedoras

Curso – Receitas Emagrecedoras

Compartilhe esse Artigo

Você pode gostar...

Deixe um comentário