Maxway – Artigos sobre vida saudável e saúde natural

ulceras-bucais

Úlceras Bucais

As Úlceras Bucais são pequenas lesões que ocorrem na boca, no interior das bochechas ou na base das gengivas. Elas não são contagiosas e normalmente desaparecem dentro de até duas semanas, mas causam desconforto para comer, beber ou falar. Quando estas bolhas se rompem, sai um líquido e forma uma pequena chaga - ferida, que ocasiona dor e desconforto. - idem Afta (Estomatite Aftosa)

Basicamente, as úlceras são sintomas tanto das aftas quanto do câncer bucal. Uma das formas para diferenciar um quadro do outro e observar o tempo de cicatrização. A principal característica do câncer é que suas lesões não conseguem se cicatrizar por completo.

Causas: Não existe uma causa exata para as Úlceras Bucais. Mas deve ficar atento à alguns fatores como lesões ocorridas durante a higiene bucal: escovação realizada com maior força, fio dental, pasta de dente que contenham laurel sulfato de sódio. Pode ocorrer também devido a sensibilidade aos elementos ácidos, resposta alérgica a bactérias da boca.

Sintomas: As úlceras bucais ocorrem dentro da boca, incluindo partes internas dos lábios e bochechas, a língua e até o palato superior ou céu da boca. É uma lesão dolorosa e sensível ao toque. A afta geralmente não é contagiosa. As aftas comuns costumam cicatrizar dentro de uma ou duas semanas. Se a afta for mais grave, considere ir ao dentista para uma avaliação bucal.

Tratamento: Felizmente, existem produtos para tratamento de úlceras na boca que ajudam no processo de cicatrização e aliviam a dor. Um dos métodos comuns para o tratamento de úlceras na boca é fazer bochechos com um enxaguante bucal antibacteriano. Um enxaguante bucal sem álcool não apenas limpa a boca, mas também acalma a irritação, mesmo em bocas sensíveis.

Apesar de semelhantes no sintoma, o tratamento dos problemas bucais são bem diferentes. Se feito o diagnóstico propriamente, o profissional já pode passar para os procedimentos necessários para tratar a complicação. O câncer de boca precisa do acompanhamento de um especialista, enquanto o da afta pode ser feito em casa.

 

Compartilhe esse Artigo

Deixar um Comentário

(0 Comentários)