Maxway – Artigos sobre vida saudável e saúde natural

caxumba

Caxumba

caxumba ou papeira é uma doença infecciosa viral aguda e contagiosa que pode acometer qualquer tecido glandular e nervoso do organismo, porém afeta especialmente as glândulas parótidas (produtoras de saliva) ou as glândulas submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido.

A caxumba é uma doença de distribuição universal. Caracteriza-se pela alta morbidade e baixa letalidade e surge sob a forma de endemias ou surtos. É mais frequente em crianças em idade escolar e em adolescentes, no entanto também pode acometer adultos de qualquer faixa etária. Em geral, a caxumba possui evolução benigna. Entretanto, alguns casos raros podem evoluir com complicações e internações, podendo culminar em óbito.

Sintomas: O principal e mais comum sintoma da caxumba é o aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre. Cerca de 30% das infecções podem não apresentar aumento aparente dessas glândulas. É comum que a infecção em homens adultos prove orquite (inflamação nos testículos) e mastite (infecção do tecido mamário) nas mulheres. Em um terço dos casos, a infecção não apresenta sintomas (assintomática) e adquire maior gravidade após adolescência, sendo a meningite e a epidídimo orquite duas importantes manifestações e complicações da doença, mas que geralmente não deixam sequelas.

  • Inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles.
  • Febre.
  • Dor de cabeça (cefaleia).
  • Fadiga e fraqueza.
  • Perda de apetite.
  • Dor ao mastigar e engolir.

Tratamento: O tratamento da caxumba é baseado nos sintomas clínicos do paciente, com adequação da hidratação e alimentação, já que esses pacientes aceitam mal alimentos ácidos, que podem ocasionar dor, náuseas e até vômitos. Além disso, a boa higiene bucal é fundamental. Por ser uma infecção viral, a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo. A indicação é apenas de repouso, medicamentos para dor e temperatura e observação cuidadosa para a possibilidade de aparecimento de complicações. Nos casos que cursam com meningite asséptica, o tratamento também é sintomático. Nas encefalites, a orientação é tratar o edema cerebral e manter as funções vitais.

Atenção: Por ser doença contagiosa deve-se consultar o médico e tomar os cuidados para evitar a transmissão da doença para outras pessoas do convívio.

Compartilhe esse Artigo

Deixar um Comentário

(0 Comentários)