Desintoxicação

desintoxicação

Desintoxicação é um termo geral que descreve a remoção de substâncias tóxicas do corpo. É uma das funções mais importantes do fígado, trato gastrointestinal inferior e rins, mas também pode ser feita artificialmente através de técnicas como a diálise.

O fígado e os rins são os filtros encarregado da desintoxicação do organismo. As toxinas geralmente são provenientes dos alimentos, drogas e meio ambiente.

Sintomas da Intoxicação: Algumas dessas toxinas tendem a sair pela pele, produzindo secreções e irritações em qualquer parte do corpo.
Para limpar esses órgãos de toxinas e impurezas é necessário submeter o organismo a um tratamento de desintoxicação.

Causas da Intoxicação: Existem muitas toxinas no organismo, seja por ingestão de álcool, drogas, fumo, medicamentos ou alimentos com auto conteúdo de toxinas - como carnes vermelhas, produto cultivado com adição de pesticida e herbicida... Tudo isso produz uma intoxicação geral no organismo, cujos efeitos se manifestam primeiramente no fígado e nos rins, ocasionando graves problemas à saúde.

Importância: O grande objetivo de fazer uma dieta detox é reduzir ou eliminar o excesso de toxinas que se acumulam no organismo e que aceleram o processo de envelhecimento, além de também poder causar inchaço, dificultar o processo de emagrecimento e até causar espinhas. Além disso fazer uma dieta detox a cada 3 meses é importante para melhorar a atividade mental e a concentração, porque limpa também as toxinas acumuladas no cérebro.

Soluções práticas de Desintoxicação:

  • Evite Industrializados;
  • Experimente farinha de banana verde;
  • Aposte em frutas cítricas;
  • Coloque uma folha de couve no cardápio;
  • Tome chá de hibisco;
  • Beba muito líquido;
  • Invista em chá verde com gengibre;
  • Adicione maça e brócolis a dieta;
  • Consuma fibras.

Principais alimentos desintoxicantes:

  • Couve por ser rica em substâncias anti-inflamatórias que ajudam no funcionamento dos rins;
  • Probióticos como iogurtes naturais e kefir, que melhoram a flora intestinal e o sistema imunológico;
  • Sucos Cítricos de limão, laranja, maracujá e abacaxi, por serem ricos em antioxidantes;
  • Água por ajudar a eliminar as toxinas através da urina;
  • Gengibre por ter forte ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Alho por conter o poderoso antioxidantes alicina;
  • Spirulina uma alga marinha rica antioxidantes.

Enema = Lavagem dos intestinos - os enemas de cólon são recomendados por alguns médicos com a finalidade de fazer uma limpeza profunda no intestino grosso. A retenção de material putrefato por um longo tempo, intoxica o organismo. Existem vários tipos de enemas, feitos com maçanilha, com alho, com suco de limão ou café. Os enemas são de dois tipos principais: os que retém o líquido por pouco tempo e os que deixam fluir o líquido de imediato.

Para o caso do fígado e de problemas degenerativos, o enema diário por alguns dias deve ser feito com café. Esse enema deve ser retido por 15 minutos e servirá para fazer uma desintoxicação do fígado e eliminar os venenos da bilis.

Os enemas com suco de limão são do tipo que deixam sair o líquido imediatamente e se recomenda principalmente para eliminar a prisão de ventre.

Enema de Café - Modo de fazer:
- Ponha 6 colherinhas de pó de café em 1/2 litro de água fervida e deixe por 15 minutos.
- Coe e deixe esfriar. Use uma vez por dia durante 3 dias seguidos antes de iniciar a dieta.
Nota - Não use café solúvel - tipo nescafé.

Atenção: Quando os problemas do fígado se tornam crônicos e degenerativos, são muito graves - o médico precisa ser consultado.

A dieta: Ao realizar esta dieta, pode-se produzir um pouco de dor de cabeça no início. Isto é normal dos tratamentos de desintoxicação. Sem dúvida, se for feito previamente uma lavagem do cólon esse efeito dificilmente se produzirá, já que não haverá toxinas que se reabsorvam.

Preparo: Suco de laranja ou uva misturado com suco de Aloe Vera.
- Ponha 15 gramas de suco de aloe vera = 1 colher, em cada xícara de suco de laranja, tomando durante todo o dia, todas as vezes que desejar. Faça isso 3 dias seguidos. Não coma nenhum outro alimento durante esses três dias. Realize essa dieta de desintoxicação de preferência, após ter feito o enema de cólon descrito anteriormente.

Produtos Relacionados:

Puro Gel Aloe 210Ml Livealoe

Puro Gel de Aloe 210Ml, Livealoe

Curso Suplementação Inteligente - Dr Marco Menelau

Suplementação Inteligente Com Dr Marco Menelau

Curso - Fitoterapia e Plantas Medicinais

Curso – Fitoterapia e Plantas Medicinais

Compartilhe esse Artigo

Você pode gostar...

Deixe um comentário