Abiu (Pouteria caimito)

Abiu (Pouteria caimito)

O abiu, também chamado de caimito ou abiurana, é o fruto do abieiro (Pouteria caimito), árvore nativa da região da Amazônia.

De casca amarela e polpa branca de consistência gelatinosa, ele é bastante apreciado em estados do norte do Brasil, principalmente no Pará.

Seu consumo se dá tanto pelo seu sabor doce, quanto pelos benefícios que traz para a saúde, como o alívio para a tosse, o fortalecimento do sistema imune e a melhora no funcionamento intestinal.

O abiu é composto de nutrientes que melhoram a saúde dos olhos e ainda evita doenças (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Benefícios do Abiu (Pouteria caimito)

 Alivia a tosse

Um dos principais benefícios de comer o abiu é no alívio da tosse e isso é decorrente da presença de mucilagens, substância viscosa, que absorve água. (1)

Porém a parte importante é que elas possuem a capacidade de proteger as mucosas, tecido que reveste as partes úmidas do corpo, contra a ação de agentes irritantes, além de reduzir a resposta inflamatória local.

A tosse é basicamente uma irritação causada pelo acúmulo de muco (catarro) ou agente alergênico que se instalou nos pulmões e causou uma inflamação na tentativa de expulsar esses elementos e proteger o corpo. (2)

Ajuda a regular o funcionamento do intestino

Outra característica bem positiva do fruto do abieiro é a quantia de fibras encontrada nele, cerca de 3 gramas por porção média de 100 g, o que o faz ser um alimento amigo do intestino. (1)
Essas fibras são uma parte da fruta que passa inteira pelo trato gastrointestinal, já que o corpo não consegue digeri-las totalmente.
Graças a essa particularidade, elas conseguem regular o intestino, uma vez que evitam o ressecamento das fezes ao absorver água e levar para a região, aumentam o volume do bolo fecal, pois incham, e estimulam os movimentos peristálticos, que servem para empurrar o “cocô” para fora.
Além de tudo isso, ainda favorece a proliferação da flora intestinal, formada por bactérias benéficas para a saúde e auxilia na prevenção de infecções e diarreia. (3)

Protege a saúde dos olhos

Sabia que o abiu também faz super bem para a saúde dos olhos? Pois é, e isso acontece porque a polpa dele é fonte de vitamina A, com cerca de 153 microgramas em cada porção.

Esse nutriente é essencial para a manutenção de uma boa visão, pois participa da manutenção dos componentes oculares e da criação de mecanismos ativados com pouca luz.

Justamente por esse motivo que a deficiência dessa vitamina costuma ser associada a quadros de cegueira noturna e xeroftalmia (doença do olho seco). (4)

Fortalece o sistema imunológico

A fruta fortalece o sistema imune, deixando o corpo mais protegido contra doenças. Essa ação é derivada diretamente da fração de vitamina C (13,2 mg por porção) encontrada na polpa.

Esse nutriente é de extrema importância para os processos de respiração celular e de criação de novas células sanguíneas, especialmente das hemácias (glóbulos vermelhos) e dos glóbulos brancos, que formam o exército de defesa.

Além do mais, essa vitamina incentiva uma ação chamada fagocitose, que é quando os anticorpos, outro nome para as células do sistema imune, “comem” os micro-organismos invasores, impedindo assim que a infecção tenha início ou se espalhe. (4)

Pode auxiliar na perda de peso

Emagrecer com saúde e comendo coisas gostosas é possível e o abiu é um exemplo disso: a fruta é saborosa e pode contribuir para a perda de peso.

Sua composição tem poucas calorias, cerca de 95 por porção de 100 gramas e é rica em fibras alimentares. (1)

O que acontece é que as fibras ocupam bastante espaço no estômago, contribuindo para uma diminuição de comida ingerida ao longo do dia.

Ainda por cima, por não serem digeridas pelas enzimas gástricas, demoram mais que o normal para serem descartadas pelo estômago. O resultado é que elas acabam atrasando esse esvaziamento gástrico, fazendo o corpo entender que ele não precisa comer de novo tão cedo.

Portanto, acaba reduzindo a fome ao longo do dia. Juntando tudo você tem uma menor quantidade de calorias ingeridas diariamente, o que ajuda a perder aqueles quilinhos extras. (3)

Mas para que os resultados sejam visíveis é preciso adotar uma dieta saudável e o hábito de praticar exercícios físicos, até porque o abiu é apenas um coadjuvante em um processo que depende de muitos fatores.

Sinônimos de Abiu (Pouteria caimito)

Abieiro, abiurana, abiurana-acariquara, abiorama, abio ou guapeva ou cabo-de-machado.

Abiu (Pouteria caimito) - PolpaModo de Consumo do Abiu (Pouteria caimito)

O abiu tem a polpa branca e gelatinosa e é mais consumido ao natural.

O fruto costuma ser mais apreciado in natura por seu sabor suave e doce e pela boa durabilidade, podendo ser refrigerado por até uma semana sem perder a qualidade da polpa.

Outro modo de consumo é como compota, que o faz durar mais tempo e preserva boa parte das propriedades nutricionais e terapêuticas.

Classificação Científica:

Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Ericales
Família:Sapotaceae
Gênero:Pouteria
Espécie:P. caimito

Produtos Relacionados:

Puro Gel Aloe 210Ml Livealoe

Puro Gel de Aloe 210Ml, Livealoe

Curso Suplementação Inteligente - Dr Marco Menelau

Suplementação Inteligente Com Dr Marco Menelau

Puro Gel Aloe 210Ml Livealoe

Puro Gel de Aloe 210Ml, Livealoe

Compartilhe esse Artigo

Você pode gostar...

Deixe um comentário